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FAQ

Glossário

Documento enviado pela seguradora contendo todas as informações sobre o seguro contratado, como especificações do imóvel segurado, cobertura, valores e período de vigência do seguro.
Garantia em relação a determinados riscos, de acordo com as condições contratadas.
Profissional ou empresa autorizados a comercializar os seguros de uma ou mais seguradoras.
É a empresa autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) que assume um conjunto de riscos e garante a indenização caso eles ocorram.
Pessoa física ou jurídica que contrata o seguro e tem um conjunto de riscos assumidos pela seguradora. No nosso caso, o inquilino.
Seguro para residência, com um conjunto de coberturas referentes ao imóvel.
É a ocorrência de algum dos riscos cobertos pelo seguro.

Sobre o inGaia Seguros

Uma plataforma online para a venda de seguros residenciais, integrada com o inGaia Locação.
Com ele, as imobiliárias podem cotar e contratar seguros residenciais para seus clientes, recebendo comissão por cada seguro vendido.
A imobiliária ganha 35% do valor do seguro (descontado o Imposto sobre Operações Financeiras). Para um seguro no valor líquido de R$ 200,00, por exemplo, a comissão é de R$ 70,00.
A corretora de seguros é a TaCerto (registro na SUSEP nº 10.0726842). A seguradora é a Tokio Marine.
Você precisa ter o inGaia Locação. Assim que logar no sistema, verá o banner do inGaia Seguros. Ao clicar, será direcionado para o site do produto, no qual é possível fazer a contratação online.
Eles continuam vigentes. A parcela para o inquilino continua a vir no boleto de aluguel e o boleto da seguradora continua a vir para a imobiliária, até quitar as parcelas restantes.
A imobiliária recebe um boleto por e-mail, mensalmente. A data de fechamento das vendas será no dia 28 de cada mês, com envio por volta do dia 3 do mês seguinte.

A data de vencimento do boleto é no dia 10 de cada mês.
A comissão recebida é proporcional à soma das parcelas pagas no mês. Após o pagamento à seguradora, em até 5 dias, a comissão é depositada na conta informada pela imobiliária no cadastro.

Após o recebimento, a imobiliária emite uma Nota Fiscal Eletrônica para a seguradora, em até 10 dias.

Cotação/Contratação

Para a locação de um imóvel, a contratação da cobertura contra riscos de incêndio pode ser solicitada pela imobiliária, apesar de não ser obrigatória.

Segundo o artigo 22 da Lei do Inquilinato (8.245/91):

Art. 22. O locador é obrigado a:
VIII - pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato

Ou seja, inicialmente é responsabilidade do proprietário, mas se houver uma cláusula a respeito no contrato de locação, pode ser repassada ao inquilino.
Quantas desejar. O número de cotações é ilimitado.
É possível fazer durante o cadastro de um novo contrato ou para um contrato já cadastrado.

Novo contrato

Acesse Contratos > Novo contrato. Após o cadastro, caso não tenha sido informada a contratação de seguro incêndio, o sistema exibe um alerta com a opção de fazer uma cotação.

Contrato existente

Acesse Contratos e clique no contrato para o qual deseja fazer a cotação. Apenas contratos sem seguro incêndio ou com o seguro incêndio vencido têm essa opção.

Na visualização do contrato, procure a seção NÃO POSSUI SEGURO. Nela, clique em Fazer cotação.
Apenas para imóveis residenciais. O valor máximo de cobertura (para um imóvel com o valor do aluguel correspondente) é de R$ 5 milhões.
Os imóveis com construção mista estão cobertos desde que a composição de alvenaria seja de, no mínimo, 75%. Imóveis com construção em madeira não estão cobertos.
O sistema já sugere uma faixa de cobertura para cotação de acordo com o valor do aluguel. Essa faixa vai de 100 a 200 vezes o valor do aluguel do imóvel.
O valor que será restituído em caso de sinistro não corresponde ao de mercado, e sim ao necessário para que o imóvel seja reconstruído.
Parcelado em 11 vezes no boleto, junto com o aluguel.
Há duas opções de pacotes:

Pacote básico (Casa Sem Assistência)
- Incêndio, queda de raio, explosão, fumaça e queda de aeronaves.
- Vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo

Pacote com assistências (Casa Mais)
- Incêndio, queda de raio, explosão, fumaça e queda de aeronaves
- Vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo
- Danos elétricos
- Furto de bens com arrombamento e roubo

Assistências
- Chaveiro, Desentupimento, Eletricista, Encanador, Mudança e guarda-móveis, Vidraceiro.
A partir da meia-noite do dia seguinte à contratação.
A imobiliária recebe um PDF, por e-mail, em até 30 dias após a contratação do seguro.
Acesse o menu Contratos no inGaia Locação e clique no contrato do inquilino que deseja o cancelamento.

Na visualização do contrato, procure a seção SEGURO INCÊNDIO - INGAIA SEGUROS. Nela, clique em Solicitar cancelamento.

Sinistro/Assistência

O segurado ou a imobiliária podem ligar para 0300 33 86546 (Tokio Marine) para fazer o aviso de sinistro, com o número do CPF/CNPJ do segurado em mãos.

Horário de atendimento:
- Segunda a sexta, das 8h às 22h.
- Sábado, das 8hs às 14h.
Caso o pacote contratado seja o Casa Mais (com assistências), o segurado ou a imobiliária podem ligar, em qualquer horário, para 0800 30 86546 (Tokio Marine) para solicitar o serviço.

Renovação do seguro

Ao terminar a vigência de 12 meses, o seguro será renovado automaticamente.
Sim, começa no dia seguinte ao vencimento da anterior. O imóvel não fica descoberto.